URA Reversa: entenda o que é e confira 3 usos desta tecnologia

Você sabe o que é uma URA? Essa tecnologia é comumente usada por empresas nos seus call centers, muito focada no atendimento ao consumidor, seja para quem chega para tirar dúvidas ou fazer reclamações sobre o serviço.

Porém, com a possibilidade da URA reversa, abrem-se diversas possibilidades na sua empresa. Com ela, é possível empregar a URA em outros setores, com outras funções e novos objetivos, como garantir o faturamento do seu negócio e até mesmo estabelecer um relacionamento com o seu consumidor.

Por isso, neste artigo falamos sobre como funciona a URA reversa e como ela pode ser empregada em novas funções. Confira!

O que é uma URA reversa?

Bom, antes de entrar na especificidade da URA reversa, melhor explicar o que é uma URA, certo?

A URA é aquele atendente automatizado que recebe a sua ligação para um call center de uma empresa. Ela oferece ao cliente a possibilidade de tirar dúvidas sobre um produto ou serviço direto com o robô, atribuindo opções a cada número discado, ou solicitar atendimento humano, caso seja necessário.

Sua aplicação reduz o número de chamadas que os atendentes do call center precisam atender, desafogando suas atividades, oferecendo solução rápida para as questões mais frequentes e simples.

Já a URA reversa é uma atendente automatizada proativa. Ou seja, se ela for usada associada a um discador automático, ela consegue fazer ligações para oferecer produtos, serviços ou trabalhar o relacionamento com o cliente.

3 usos de uma URA reversa na sua empresa

A URA reversa não é uma exclusividade do setor de atendimento. Ela pode ser aproveitada também por outras áreas da sua empresa para trabalhar a retenção de clientes, a satisfação deles com a marca ou aumentar o faturamento.

Confira alguns dos exemplos possíveis de aplicação da URA reversa nas suas operações.

No departamento comercial, para upsell

Sim, a URA reversa pode ser usada para oferecer ofertas complementares ao produto do seu cliente ou ainda para oferecer pacotes mais completos de serviços. Aqui vão alguns exemplos de como fazer isso.

Uma das opções é usar a sua URA Reversa para ligar automaticamente para uma base de clientes mais antiga, que está com pacotes de serviços defasados ou que já não são mais comercializados. Isso é muito comum nas empresas de telefonia, por exemplo. 

Nessa ligação, a URA pode informar sobre as atualizações do portfólio da empresa, oferecendo opções no menu para que o cliente atualize imediatamente o serviço que recebe. A confirmação desse passo pode ser através de um e-mail ou mesmo direcionando para um atendente humano, que irá finalizar o processo.

Outra opção para a URA reversa focada em upsell é usá-la para oferecer uma nova oportunidade criada na sua empresa ou uma promoção de algum serviço adicional. O funcionamento segue a mesma regra, atribuindo números a serem discados para aderir à promoção ou para falar com um atendente e saber mais.

Em ambos os casos, a atuação do atendente humano pode ser definidora para o negócio ser fechado. Por isso, é importante treinar os seus profissionais para que eles tenham o discurso de vendas na ponta da língua quando essa ligação chegar, tirando todas as dúvidas do cliente e realizando a conversão.

Um dos maiores erros na aplicação da URA reversa nessa situação é encaminhar a ligação para alguém que não sabe do que se trata a promoção ou que não irá prestar um atendimento ágil ao cliente, enquanto ele ainda está se sentindo motivado a fechar o negócio.

No departamento de atendimento, para marketing de relacionamento

Acredite se quiser, mas a ligação automatizada da URA reversa pode ser usada para criar uma relação mais próxima com o seu cliente. Quando usada com foco em relacionamento, ela pode mostrar que a sua empresa se importa com o consumidor e está preocupado com a experiência que ele tem com a sua marca.

Quer ver um exemplo? Imagine que você tem uma corretora de seguros. A URA reversa pode ser usada nessa empresa para ligar para os clientes de um corretor específico, notificando que ele irá sair de férias. No menu, pode haver opções numéricas para saber mais informações sobre quem o substituirá durante o período ou tirar dúvidas sobre essa mudança.

Outra forma interessante de trabalhar essa possibilidade do marketing de relacionamento é usar a URA reversa para falar com clientes que tiveram problemas com os seus produtos ou serviços recentemente. A ideia aqui é conferir se todo o suporte necessário foi dado e o grau de satisfação do consumidor com a equipe técnica.

Imagine essa aplicação em uma empresa de telefonia que resolve discar para os clientes que tiveram questões com a internet na última semana. Isso pode ser feito atribuindo um número no menu para que o cliente diga que tudo se resolveu com sucesso e outro para informar que o fornecimento da rede ainda apresenta problemas, dando a opção dele já agendar uma nova visita técnica, por exemplo.

Uma terceira opção ainda nesse tema é usar a URA reversa para fazer pesquisas de satisfação com o cliente proativamente sobre os serviços prestados. Assim, o valor digitado no menu será a nota que o consumidor atribui para as operações da empresa. Dessa forma, você consegue medir a percepção positiva ou negativa do seu negócio entre os clientes.

No departamento financeiro, para cobranças

Sabe aqueles casos em que o seu cliente esquece de pagar o boleto no prazo previsto? É provável que ele vá precisar procurar o seu call center para para gerar uma segunda via ou negociar os juros do atraso.

É possível segmentar o mailing de clientes que estão nessa situação e usar a URA reversa para ligar automaticamente, com um aviso de que há um atraso registrado. No menu dessa URA, é possível oferecer opções como falar com um atendente ou receber uma segunda via atualizada do boleto em questão.

Essa oferta proativa agiliza os processos para que o consumidor proceda com o pagamento da sua dívida, reduzindo o furo no fluxo de caixa da sua empresa. Além disso, é possível também reduzir o tempo de ocupação dos próprios atendentes humanos possibilitando a automatização da geração de novos boletos, para substituir os atrasados.

Porém, é importante que a sua URA esteja integrada com o sistema de geração de boletos da sua empresa para viabilizar essa estratégia.



Abrir chat
💬 Enviei uma mensagem
Powered by