O SMS ainda funciona e muito bem!

Quando se fala em de todas as possibilidades do mundo a tecnologia da informação sempre existe quem queira decretar o nascimento e a morte de determinada tecnologia.

Nós somos mais práticos. Entendemos que tudo pode funcionar, dependendo do escopo, da ideia e da criatividade da aplicação da tecnologia.

O SMS não morreu

Na Espectra sabemos que o SMS não é uma ferramenta comum no dia a dia das pessoas. Entretanto, também sabemos que é possível utilizar o SMS com sucesso para diversos fins, vamos entender um pouco e apresentar alguns exemplos!

Tipos de mensagem por SMS

Avisos

O SMS pode ser utilizado com intuito de notificar informações curtas para nortear o cliente, lead ou prospect no entendimento de algo. É possível também utilizá-lo como forma de documentar algum dado que seja importante para ele, bem como pode ser utilizado para avisar sobre problemas técnicos ou queda temporária de algum serviço.

Exemplos:

  • Envio de Protocolo;
  • Pagamento Recebido;
  • Renovação de Serviço;
  • Instabilidade no Serviço;
  • Restabelecimento de Serviço.

Alertas

Notificações são essenciais para que seus clientes, leads ou prospects entendam o momento que estão em uma relação comercial. A ideia de enviar mensagens com este cunho é manter o usuário ciente do que está acontecendo. Esse tipo de abordagem tem um impacto muito bom para que seu cliente perceba que a relação está bem mediada.

Exemplos:

  • Cancelamento de Conta;
  • Notificação de Atraso;
  • Ação Suspeita;
  • Pagamento não recebido;
  • Queda do Serviço;
  • Visita Cancelada.

Lembrete

Os lembretes tem como intuito vincular mensagem com alguma data, normalmente estão atribuídos a emergencialidade de uma ação, ou seja, lembrete de pagamento, recordando um cliente, lead ou prospect de vencimento de uma data de promoção enviada ou até dando suporte para que lembre de pagar algo.

Exemplos

  • Lembrete de Visita Técnica;
  • Vencimento se Aproximando;
  • Promoção Acabando;
  • Evento no calendário.

CASE

O Grupo IESA utiliza a ideia de Lembrete para recordar os clientes do agendamento de uma revisão periódica do seu carro, pois é comum os clientes agendarem uma data e no dia agendado acabar não comparecendo simplesmente por esquecimento. Anteriormente a empresa alocava um colaborador da área de Relacionamento para fazer essa ação. Atualmente, essa ação se dá através do disparo de um SMS de Lembrete para trazer à tona novamente na mente do cliente aquele compromisso já marcado. O resultado tem sido surpreendente positivo! O envio de SMS é menos invasivo que a ligação e agora o atendente anteriormente alocado para esse tipo de serviço colabora de forma mais estratégica, incrementando o time de Relacionamento.

Veja o Case do Grupo IESA

Regras para uso de SMS

As ideias que apresentamos são ótimas e atendem as necessidades de vários tipos de empresa. Entretanto, como toda a possibilidade tecnológica existe o uso distorcido da técnica. Abaixo apresentamos algumas dicas para promover com sucesso o uso do SMS.

  1. Autorização de Envio

    Só envie SMS para clientes, leads ou prospects que tenham autorizado o recebimento de contatos da sua empresa. O envio para pessoas que não autorizaram pode causar problemas jurídicos e/ou técnicos para sua empresa.

  2. Síntese é fundamental

    O SMS é uma ferramenta que funciona com textos curtos, por isso, é fundamental que você seja claro e pontual sobre o objetivo do SMS. Se é necessário agregar mais informação para complementar seu objetivo você pode apresentar um link para o usuário.

  3. Link? Capriche no encurtador

    Se você precisa encaminhar alguma informação que necessite um incremento de dados que obrigue o usuário a acessar uma página, procure utilizar um encurtador de link que transmita segurança para que seu contato clique naquela conteúdo.

  4. Automatize tudo (o que for possível)!

    SMS é bom quando tem sua cadeia de disparo automatizada, seja totalmente ou parcialmente. Entenda e mapeie processos que possam ser automatizados via SMS e busque parceiros de qualidade para fazer isso.



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